METABOLISMO

Home  /  Nutrologia  /  Metabolismo

Metabolismo é o termo utilizado para se referir ao conjunto de processos e reações químicas executadas pelo organismo para manter o ser humano vivo. Através do funcionamento do metabolismo, os indivíduos conseguem produzir energia, realizar a reprodução celular, promover o funcionamento do sistema cardiovascular, digestivo, neurológico, endócrino e todas as demais funções vitais e estruturais de um ser vivo.

Podem-se citar alguns fatores que impactam no metabolismo dos pacientes, como: a idade, fatores genéticos, disfunções endócrinas (por exemplo, na glândula da tireóide), a alimentação e a prática de atividades físicas.

Taxa de Metabolismo Basal

Os processos e reações químicas, comentados anteriormente, necessitam de energia para serem desempenhados. A quantidade mínima de energia que o organismo necessita para funcionar e realizar as suas funções vitais, como respirar, fazer suas trocas celulares, pensar, digerir alimentos, entre tantas outras, é denominada taxa metabólica basal (TMB).

O termo aumentar o metabolismo é muito comum entre as pessoas que desejam perder peso, pois sabe-se que quanto menor for a taxa de metabolismo basal, mais atividades físicas e menos calorias este paciente precisará ingerir. Um organismo com TMB baixa, não necessita de muitas calorias para realizar as suas funções vitais. Logo, se esta pessoa consumir mais calorias que seu corpo precisa, e não gastá-las, ele armazenará em forma de gordura. Já as taxas de metabolismo basal mais altas provocam um organismo mais acelerado, ou seja, que gasta muitas calorias mesmo sem o individuo fazer muito esforço.

A atividade física e a taxa de metabolismo basal

A prática de atividades físicas colabora bastante com o metabolismo do paciente. O exercício proporciona uma determinada queima calórica que pode ser medida e controlada. Ou seja, se o objetivo é perder peso, a pessoa poderá focar em atividades próprias para isso, e com supervisão, aumentar sua intensidade para gastar mais. Este saldo lhe ajudará a emagrecer. Além da perda calórica que o exercício proporciona, atividades com ganho de massa muscular, tais como a musculação, são bem-vindas para estimular o metabolismo basal. É comprovado que os músculos exigem energia para serem mantidos, portanto, quanto mais músculos o paciente tem, mais caloria ele gastará durante o seu dia para realizar suas atividades internas e reações químicas.

Se você deseja emagrecer, consulte sempre um médico endocrinologista. Este especialista poderá desenhar o plano de tratamento ideal para o seu caso. Tratamentos são individualizados. Muitas vezes, o que pode dar certo para um paciente, pode não dar para o outro. Não siga dietas alheias ou se automedique

Agende sua consulta!





    Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br