ATENDIMENTO COM NUTRICIONISTA

Home  /  Nutrologia  /  Atendimento com nutricionista

De que forma o nutricionista e o médico nutrólogo trabalham juntos?

Acreditamos que esta é uma parceria de sucesso. Ambas as áreas são ligadas a alimentação, mas com conhecimentos e enfoques diferentes. Juntos somos capazes de otimizar os resultados e oferecer mais qualidade de vida ao paciente.

O médico nutrólogo investiga o paciente para identificar as possíveis causas de sua dificuldade em emagrecer ou de ganhar massa muscular, por exemplo. São capacitados a associar o problema do paciente com as demais áreas da medicina, como a oncologia, cardiologia, endocrinologia e medicina do esporte.  Depois de diagnosticada a disfunção ou deficiência alimentar do paciente, além de iniciar o tratamento com medicamentos (caso seja necessário) e suplementação alimentar, o nutrólogo poderá encaminhá-lo ao nutricionista, o especialista em alimentos. O nutrólogo poderá solicitar ao nutricionista uma dieta específica e adequada para as deficiências de um paciente com perda de peso, por exemplo.

O nutricionista possui um conhecimento específico em alimentos e no comportamento alimentar. Profissional-chave na estruturação da dieta, orientação e manutenção nutricional do paciente. De forma individualizada, o nutricionista entende os hábitos alimentares e preferências do indivíduo, compreende seu estilo de vida e atividades diárias e propõe soluções simples que impactam no objetivo do paciente. Porções determinadas e horários corretos de refeições, substituição de um alimento por outro e a introdução de novos alimentos são alguns exemplos de práticas adotas pelo nutricionista que motivam o paciente a permanecer firme em busca de seu objetivo.

Na avaliação, o nutricionista investigará a história dietética do paciente, como por exemplo, a presença de alergias e intolerâncias alimentares, preferências e padrão de consumo. O profissional calculará também as medidas antropométricas (IMC, pregas cutâneas, razão cintura/quadril e peso) e fará exames clínicos habituais (cabelo, unhas, olhos, etc).  Junto a todas as evidências coletadas na consulta e os objetivos do paciente, o profissional iniciará a construção do plano alimentar.

No plano alimentar é fundamental considerar a realidade daquele paciente em específico. Rotinas, horários, prática de atividade física, condição financeira, hábitos regionais, tudo isto deve ser respeitado na nova dieta.

Um tratamento multidisciplinar e individualizado otimiza os resultados. Se você deseja emagrecer, ganhar peso, perder gordura, ganhar massa muscular, qualquer que seja o seu objetivo, busque profissionais capacitados para isso.

Agende sua consulta!





    Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br