EXAME DE BIOIMPEDÂNCIA

Home  /  Exame de Bioimpedância

Exame de bioimpedância

Exame de Bioimpedância

O exame de bioimpedância é bastante utilizado por Endocrinologistas, Nutrólogos e Nutricionistas, com o objetivo de mensurar a composição corporal do paciente.

O paciente que deseja emagrecer, geralmente, tem ânsia por resultados! A balança, sozinha, ao medir o peso do indivíduo, não é considerada uma boa indicadora de emagrecimento.

Entenda a diferença entre o exame de bioimpedância X medir-se na balança comum

A balança somente demonstrará quantos quilogramas ou gramas foram perdidos pelo paciente. O que ela não mostra, portanto, é a qualidade desta perda de peso.

O paciente pode ter perdido efetivamente massa gorda (gordura) ou pode ter perdido massa magra (músculos), o que é muito comum em dietas restritivas, radicais e sem acompanhamento profissional.

A importância de manter a massa magra no processo de emagrecimento

A massa magra, composta por músculos, deve ser preservada no emagrecimento saudável. Músculos exigem alto gasto calórico, e com isso, aumentam o metabolismo do indivíduo. Portanto, se você emagrece perdendo sua massa muscular, chegará um momento que você estagnará, por ter diminuído o ritmo do seu metabolismo. E a tendência será engordar novamente.

Emagrecimento envolve disciplina, paciência e acompanhamento profissional! Acompanhar mês a mês suas evoluções é o que possibilitará ajustes importantíssimos no tratamento e a conquista de resultados duradouros.

BioimpedânciaComo é feito o exame de bioimpedância?

A clínica Dr. Edivaldo Junior utiliza um dos modelos de equipamento de bioimpedância da marca InBody®.

O exame é realizado no próprio consultório, com resultado imediato. O paciente precisa apenas estar na posição correta, e sem nenhum tipo de dor e desconforto, o equipamento já é capaz de trazer uma análise corporal completa.

O diferencial da tecnologia InBody® é a medição segmentar direta, ou seja, a mensuração por região (4 membros e tronco).

 

 

 

O que o exame de bioimpedância mede?

O exame de bioimpedância é um grande passo no conceito de diagnóstico completo quando o assunto é emagrecimento!

Em poucos minutos, o paciente terá acesso à completa análise de sua composição corporal.

Indicadores demonstrados no resultado:

– a quantidade de massa magra (muscular) em cada segmento do corpo;

– a quantidade de massa gorda em cada segmento do corpo;

– metabolismo basal: indica a quantidade de calorias exigidas para realizar funções vitais como respirar, falar, pensar, etc);

– controle do Peso: Informa sobre o Peso, Massa Muscular e Massa Gorda recomendadas. Os sinais + e –  indicam se deverá ganhar ou perder massa, respetivamente;

– análise da obesidade através do cálculo do IMC (índice de massa corporal);

– nível de gordura visceral: estimativa da gordura que envolve os órgãos da cavidade abdominal. O ideal é sempre manter este valor o mais baixo possível.

 

Deseja agendar a sua consulta, acompanhada do exame de bioimpedância aqui na clínica Dr. Edivaldo Junior?

Clique aqui e agende já.

Agende sua consulta!





    Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br