COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS

Home  /  Endocrinologia  /  Colesterol e Triglicerídeos

Colesterol

O colesterol é uma espécie de gordura sintetizada pelo fígado e também adquirida por meio da alimentação. Todas as pessoas tem colesterol, pois este é essencial para o bom funcionamento do organismo, e principalmente, das funções cardiovasculares. Taxas altas de colesterol podem acarretar problemas ao indivíduo.

LDL, o colesterol “ruim”

Este tipo de colesterol é considerado como ruim por se tratar de uma lipoproteína de baixa densidade. Em excesso, acaba fixando-se nas paredes das artérias, entupindo-as e propiciando os ataques cardíacos ou infartos.
Uma alimentação saudável e equilibrada pode ser uma grande aliada na prevenção do LDL alto. Ingerir frutas, grãos, verduras e legumes ricos em fibras, optar por carnes magras e evitar gorduras, especialmente as saturadas (bacon, banha, manteiga, pele de galinha e todas as frituras), são exemplos do que podemos seguir.

HDL, o colesterol “bom”

O HDL é o colesterol amigo do corpo humano e possui um papel totalmente oposto ao LDL. Sua função é “limpar” as paredes das artérias, excretando a gordura ali presente. A prática de atividade física, assim como uma alimentação balanceada pode colaborar com o aumento dos níveis de HDL.

Triglicerídeos

Os triglicerídeos também fazem parte das gorduras essenciais ao funcionamento do organismo. Funcionam como uma espécie de reserva de energia. Portanto, acumula-se triglicerídeos quando o consumo de calorias, presentes principalmente em alimentos ricos em carboidratos simples e gordura, é muito elevado e não se gasta o suficiente. Além do alto consumo calórico, os triglicerídeos também podem estar elevados devido a alterações genéticas, e neste caso, torna-se essencial os medicamentos orais.
Praticar atividade física, evitar alimentos gordurosos e carboidratos simples, como o açúcar, arroz branco, farinha branca, entre outros, podem colaborar com as taxas de triglicerídeos presentes no sangue.

Sintomas

Colesterol alto ou triglicerídeos alto são quadros silenciosos, assintomáticos. Esteja atento com a sua saúde e faça exames regularmente para monitorar estas taxas.
Em casos de dúvidas, procure um médico especialista.

Agende sua consulta!





    Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br