Suplementos alimentares: quais seus benefícios?

By Dr. Edivaldo Junior 4 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Suplementos alimentares: quais seus benefícios?

O que são suplementos alimentares?

Amplamente divulgados e comercializados, os suplementos alimentares podem ser encontrados facilmente.  Eles prometem aumentar a energia, fortalecer os músculos e até eliminar o excesso de gordura.

 Com este apelo, cada vez mais pessoas aderem ao uso destes produtos confiando que os resultados virão mais rapidamente.

 Será que isso realmente acontece? Existem atalhos quando o objetivo é ganhar mais performance no treino, mais músculos definidos ou até emagrecer?

A resposta é que não há efeito imediato. A suplementação traz efeitos a longo prazo. Portanto, é importante ter cuidado extra na quantidade e na duração do uso dos produtos.

O que funciona?

Quem pratica atividade física intensa e quer ganhar massa muscular pode fazer uso dos suplementos, porém o que realmente contribui é o treinamento pesado.

Quem pode ajudar?

Para ajudar no processo, deve-se procurar um nutricionista para fazer uma avaliação dos nutrientes no organismo, adequar a alimentação e prescrever uma dieta adequada para antes e depois do treino.

O consumo de suplementos de proteína pode ser incluído se for o caso do paciente ter deficiência deste nutriente. Apenas o nutricionista poderá fazer esse diagnóstico.

Tipos de suplementos alimentares

Entre os mais populares estão o Whey Protein, proteína extraída do soro do leite indicada para quem quer ganhar massa muscular. A proteína ajuda na reparação dos músculos, já que eles sofrem pequenas lesões durante os exercícios.

Já a creatina é um aminoácido existente no nosso organismo e nos alimentos de origem animal. Normalmente, é prescrito para quem pratica atividades físicas com muita intensidade.

Outros produtos suplementares para quem pratica atividade física intensa são a vitamina C, que ajuda a produzir enzimas antioxidantes que combatem os radicais livres e as vitaminas do grupo B, que ajudam na recuperação da energia que foi consumida nas células durante o treino.

Os suplementos contêm vitaminas e proteínas benéficas para os músculos, rins, fígado e coração. Mesmo assim, eles são indicados apenas como um complemento da alimentação. Não devem substituir um tratamento médico ou uma dieta alimentar apropriada.

Lembre-se que existem riscos em incluir estes complementos no dia a dia por conta própria. É importante fazer uma avaliação geral e receber orientação específica.

Agende uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior pelo WhatsApp (11) 97263-2233.

 

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br