Soja: um assunto polêmico!

By Dr. Edivaldo Junior 3 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Soja: um assunto polêmico!

Consumo de soja é um bom negócio?

Na constante polêmica sobre a ingestão de alguns alimentos, a soja é sempre muito comentada. Afinal, podemos ou não comer este grão de maneira segura?

A soja e os alimentos derivados dela contêm um composto orgânico natural chamado isoflavona. Este composto é parecido com o estrógeno, hormônio natural feminino.

Uma das indicações é o alívio dos sintomas da menopausa, dos sintomas da TPM, prevenção da osteoporose e das doenças cardiovasculares.

Atualmente mais de 95% da produção da soja é transgênica e contaminada por muitos pesticidas. Um dos agrotóxicos mais utilizados no cultivo se chama glifosato. Este pesticida está bastante relacionado com o aumento de casos de alergias, câncer e autismo.

Estudos sobre a soja

A Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou um estudo indicando que não foram encontradas alterações significativas na tireoide, útero, mamas relacionadas ao consumo de soja e os homens avaliados na pesquisa permaneceram com os níveis hormonais estáveis.

A Sociedade Norte-Americana de Menopausa também concluiu que a isoflavona não aumenta o risco de câncer de mama ou de endométrio.

Outro estudo positivo foi da Associação Americana do Coração, que concluiu que a soja pode reduzir o colesterol LDL em adultos em aproximadamente 4%.

No entanto, mesmo com estudos que indicam que a soja não afeta negativamente a saúde, pacientes com disfunção hormonal, problemas de tireoide, problemas reprodutivos ou níveis baixos de testosterona devem tomar um cuidado adicional no consumo da soja.

DICA EJR

Lembre-se que toda alimentação deve ser variada, incluindo outros grãos como ervilha, lentilha, feijão e grão-de-bico. A soja e seus derivados podem ser consumidos com moderação.

Gostaria de saber mais sobre os benefícios e os riscos dos alimentos que você consome diariamente?

Para fazer uma avalição geral, agende uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior pelo WhatsApp (11) 97263-2233.

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br