Porque ir a um endocrinologista?

By Dr. Edivaldo Junior 3 anos ago
Home  /  Blog  /  Porque ir a um endocrinologista?

Ao sentir qualquer sintoma que possa estar relacionado a uma disfunção no sistema endócrino. Aumento de peso, perda de peso, excesso de pêlos cansaço e fadiga, menstruação irregular, crescimento retardado, acne, infertilidade, distúrbios no sono, dentre tantos outros sintomas atrelados aos hormônios produzidos e secretados pelas glândulas endócrinas.

Disfunções na tireóide, por exemplo, podem causar sintomas bem diversos, afetando o peso, o intestino, as funções cognitivas, a fertilidade e o bem estar do paciente. Existem também doenças endócrinas silenciosas e assintomáticas, como é o caso do diabetes e da dislipidemia (aumento do colesterol e dos triglicerídeos). Por isso, a importância de consultar-se com um médico endocrinologista com ou sem sintomas, ao menos 1 vez por ano para a realização de um check-up.

O médico endocrinologista também é um dos especialistas responsável por apoiar o paciente na busca pelo emagrecimento. Por meios de exames clínicos e laboratoriais, este profissional é capacitado para investigar as causas do ganho de peso e a dificuldade de emagrecer, muitas vezes relacionada às disfunções endócrino-metabólicas. No tratamento do sobrepeso e da obesidade, o endocrinologista é habilitado a prescrever medicamentos específicos que auxiliem no controle do apetite e na indução da saciedade, bem como a orientar o paciente a respeito de hábitos de vida (alimentação, atividade física, sono, estresse).

Entre os exames mais comuns solicitados pelo endocrinologista destacam-se: TSH (hormônio estimulante da tireóide), T3 e T4 (produzidos pela tireóide), paratormônio (PTH), cálcio, ferro, testosterona, progesterona, prolactina, GH (hormônio do crescimento), FSH (hormônio estimulante dos folículos), LH (hormônio luteinizante), estradiol, cortisol, glicemia, HDL, LDL, triglicerídeos, entre outros. Exames de imagem como ressonância e ultrassonografia complementam a investigação dos distúrbios hormonais e detectam a presença de tumores.

O endocrinologista poderá encaminhar o paciente a um médico nutrólogo ou a um nutricionista, caso haja a necessidade.

Consulte o seu endocrinologista e esteja no controle da sua saúde.

Categories:
  Blog, Mídia
Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br