Por que a sua tireoide é tão importante?

By Monique Monique Teixeira 2 anos ago
Home  /  Blog  /  Por que a sua tireoide é tão importante?

Entenda porque a glândula da tireoide é tão fundamental no seu organismo.

A glândula localizada na região do seu pescoço, abaixo do gogó, é conhecida por muitas pessoas por ter o formato de borboleta (2 lobos) e ser chamada de “Maestro” do corpo. E por que maestro? Porque ela, junto com o cérebro, coordena muitas funções na orquestra do seu organismo.

Principais funções:

A glândula produz os hormônios T3 e T4 e são eles que interferem em todos os sistemas do corpo. O sistema reprodutivo precisa destes hormônios para a regularização do seu ciclo menstrual e da produção de hormônios femininos; o seu metabolismo precisa dela para funcionar bem e não ganhar peso; seu sistema neural, cognitivo; suas emoções e humor; e todos os outros!

Disfunções da Tireoide

Existem 3 principais disfunções da tireoide, além dos nódulos, podendo ser benignos ou malignos.

HIPOTIREOIDISMO

Distúrbio caraterizado pela baixa produção hormonal. Por não produzir quantidade satisfatório de hormônios T3 e T4, o indivíduo sente sintomas, como: cansaço, sonolência, diminuição da memória, intestino preso, pele seca, maior propensão de colesterol alto, ganho de peso. Pense que o coração bate mais devagar, então é como se seu corpo estivesse fraco, sem combustível, com funções reduzidas!

HIPERTIREOIDISMO

Nesta disfunção ocorre o oposto. A glândula faz superprodução hormonal e portanto a paciente se sente com o coração acelerado, intestino solto, agitação e até insônia.

TIREOIDITE DE HASHIMOTO

Nesta disfunção a tireoide é atacada pelo sistema imunológico do indivíduo, que a reconhece como um corpo estranho. Devido ao “ataque”, ela passa a produzir menos T3 e T4, e por isso, os sintomas são praticamente idênticos ao hipotireoidismo.

NÓDULOS NA TIREOIDE

Mais da metade dos pacientes têm ou terão nódulos. E apenas 5% são malignos. Porém TODOS devem ser diagnosticados e acompanhados. Diagnosticar o câncer de tireoide precocemente é fundamental no tratamento.

Check up

Exames de tireoide devem ser feitos no mínimo 1x por ano. Neste check up, incluem-se o exame de sangue para dosagem de T3, T4 e TSH; o exame clínico para palpação da glândula; e também a ultrassonografia para análise e verificação de possível padrão inflamatório (tireoidite) ou presença de nódulos e cistos.

Vale lembrar que este check up faz parte do processo de emagrecimento.

Visite seu médico regulamente e monitore a sua saúde.

Para agendar uma consulta com o Médico e Nutrólogo Dr. Edivaldo Junior pelo WhatsApp (11) 97263-2233.

Categories:
  Blog, Mídia
Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br