Grupos de desafio de emagrecimento

By Dr. Edivaldo Junior 1 mês agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Grupos de desafio de emagrecimento

Grupos de desafio de emagrecimento valem a pena?

O emagrecimento é, essencialmente, um desafio. O monitoramento diário, a mudança de hábitos alimentares e emocionais, a expectativa e a autodisciplina são dificuldades que podem ser mais leves se compartilhadas com quem está passando pelo mesmo processo.

Porém, será que os grupos de desafios lançados pelas redes sociais são uma boa opção?

Como funcionam?

Estes grupos são formados para que os participantes compartilhem fotos de pratos, receitas, dicas, exemplos de exercícios físicos e, principalmente, suas conquistas de emagrecimento.

Alguns grupos contam com um orientador que pode ser uma pessoa em destaque no mundo fitness, muitas vezes alguém que representa uma idealização de aparência física.

Vantagens dos grupos

O lado positivo dos grupos é o apoio de pessoas que estão vivenciando a mesma situação. No processo de emagrecimento, o suporte e o incentivo ajudam bastante no compromisso da perda de peso.

No entanto, é muito comum que esses desafios incentivem os participantes a perderem o máximo de peso possível em períodos muito curtos. Alguns desafios têm duração de 21 dias, o que pode ser um prazo bem reduzido para alcançar determinados objetivos.

Quais os riscos?

Neste processo competitivo, o participante pode cortar da dieta fontes de macronutrientes, fibras e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo e até possíveis coadjuvantes no processo de emagrecimento.

Além disso, as dietas propostas são genéricas e não levam em conta o biotipo e as necessidades individuais do participante.

Qual o caminho ideal?

Um processo de emagrecimento saudável tem início com testes de saúde para análise do organismo.  A partir destes marcadores, o médico nutrólogo irá avaliar o tipo de metabolismo, o estilo de vida, o déficit de vitaminas e outros fatores para prescrever uma dieta personalizada.

Durante o tratamento, o médico irá acompanhar o processo adequando as práticas alimentares, exercícios físicos e suplementos. Também é importante ressaltar que o plano de emagrecimento prevê um período de manutenção para que o novo peso se mantenha estável e os resultados, duradouros.

Grupos de desafio são um ótimo incentivo desde que orientados e acompanhados da forma adequada. Uma sugestão é montar um grupo com pessoas próximas e marcar uma consulta com acompanhamento médico para todos os participantes.

Afinal, o incentivo e o suporte deve acontecer da maneira mais segura, profissional e saudável possível.

Para agendar uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior, entre em contato pelo WhatsApp (11) 97263-2233.

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br