Faço atividade física e não emagreço. Quais são as causas?

By Dr. Edivaldo Junior 3 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Faço atividade física e não emagreço. Quais são as causas?

O risco das dietas restritivas

Muitas pessoas acham que para emagrecer basta comer pouco e contar as calorias dos alimentos para evitar o excesso.

No entanto, emagrecer é um processo. E, como todo processo, ele é longo, trabalhoso e complexo.

É importante lembrar que alimentar-se corretamente não significa restringir alimentos. Até porque privar-se de um grupo de alimentos pode causar o efeito contrário. Isso significa que, além de não emagrecer, você pode desequilibrar todo o seu organismo e entrar em um déficit nutricional.

Como fazer para emagrecer?

Quando o processo de emagrecimento é completo, o foco não está em comer menos, mas sim em comer o suficiente para o corpo obter energia para funcionar adequadamente, combinado com o gasto calórico que ocorre com a frequência de atividade física.

Além disso, outros fatores para o “não emagrecimento” devem ser levados em consideração.

Quais os índices para avaliar os resultados?

Quem se apega apenas ao peso na balança está se esquecendo da composição do peso corporal. Uma pessoa pode iniciar uma dieta e ter 25% de gordura e 45% de tecidos musculares.

Com exercícios e alimentação correta, estes percentuais podem mudar para 10% de gordura e 60 % de tecidos musculares. Nas duas situações, o peso é o mesmo, mas a condição de saúde é diferente, sendo melhor, na última delas.

O efeito sanfona é outro fator que impacta fortemente no resultado do emagrecimento. Se a pessoa perde e ganha peso com frequência, ela terá um organismo com mais dificuldades para obter novos resultados.

Sem dúvida o treino físico contribui para o emagrecimento, porém será melhor aproveitado se for feito em equilíbrio com o planejamento alimentar.

O Plano de Emagrecimento

A recomendação é adequar o tipo de alimento para que o paciente queime a energia da reserva de gordura e não de massa muscular.

A dieta tem que ser planejada para oferecer nutrientes importantes para o exercício físico, sem esquecer o antes e o depois da atividade (pré-treino e pós-treino).

O sucesso no processo de emagrecimento depende de um ajuste no estilo de vida da pessoa.

É importante que haja a conscientização e o engajamento em adotar hábitos mais adequados, incluindo a escolha constante de alimentos saudáveis e a prática de atividade física regular.

Para emagrecer com foco na sua saúde e no seu bem-estar, agende sua consulta com o Dr. Edivaldo Junior.

 

Profissional com mais de 20 anos de formação, membro da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Sociedade Brasileira de Diabetes, entre outras.

Marque seu atendimento pelo WhatsApp (11) 97263-2233.

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br