Existe relação entre o estresse e o ganho de peso?

By Dr. Edivaldo Junior 3 semanas agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Existe relação entre o estresse e o ganho de peso?

O ganho de peso impacta a saúde, o organismo e, sobretudo, a autoestima de quem sofre com esta condição.

É comum pensar que os quilos extras têm relação apenas com uma dieta rica em gorduras e carboidratos e uma vida sedentária. No entanto, existem outros fatores que influenciam diretamente o ganho de peso.

O que pode interferir no ganho de peso?

Quem utiliza medicamentos que influenciam o apetite e o metabolismo, tem problemas na tireoide, recebe altas doses de cortisol no organismo ou sofre com o estresse, pode ganhar peso mais facilmente.

Este estado negativo promove o aumento na ingestão de alimentos ricos em carboidratos e de bebidas alcóolicas.

O que significa fome emocional?

Durante os períodos de estresse é bastante comum as pessoas utilizarem a alimentação para compensar os problemas, o mau-humor e a tristeza. É o que chamamos de alimentação emocional.

A escolha mais comum para aplacar o desejo por comida são os alimentos ricos em carboidratos, pois eles liberam substâncias que ativam as áreas do sistema de recompensa e prazer no nosso cérebro.

Sono x ganho de peso

A falta de sono é outra consequência do estresse que pode influenciar no ganho de peso.

Enquanto dormimos, o corpo regula a produção de cortisol, hormônio responsável pela administração da gordura abdominal e da grelina, hormônio que provoca a sensação de fome.

Além disso, uma noite mal dormida faz com que a ingestão de alimentos seja maior para repor a energia e a disposição que estão faltando.

O que fazer para se prevenir?

Para evitar o ganho de peso causado pelo estresse é essencial reconhecer a fonte do problema e buscar resolvê-lo.

Além disso, é importante ter disciplina para cultivar hábitos que ajudarão a controlar o estresse, como estipular um momento do dia para descontrair, seja através de uma prática física, um hobby, meditação ou caminhada ouvindo suas músicas favoritas.

É importante compreender que o ganho de peso nunca é saudável para o corpo, mas pode ser revertido. Por isso, busque ajuda médica para cuidar da sua saúde física e do seu bem estar mental.

Agende uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior. Profissional com mais de 20 anos de formação, é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (ABESO) e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), entre outras.

Marque seu atendimento pelo WhatsApp (11) 97263-2233. Se preferir, clique no link para fazer o agendamento.

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br