Doenças Inflamatórias Intestinais

By Dr. Edivaldo Junior 3 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Doenças Inflamatórias Intestinais

O que são as doenças inflamatórias intestinais?

As doenças inflamatórias intestinais são doenças crônicas que causam dores, diarréia persistente e desnutrição.

Quais as causas?

Essas inflamações na mucosa digestiva e intestinal ainda não têm uma causa definida. Estudos apontam que pessoas com pré-disposição genética sofrem reações imunológicas anormais provocadas por bactérias que costumamos ter no intestino.

As doenças inflamatórias intestinais (DII) mais comuns são a colite ulcerativa e a doença de Crohn. A primeira, normalmente afeta o intestino grosso, causando episódios de dores abdominais e diarréia com sangue. Já a segunda, pode afetar praticamente qualquer parte do trato digestivo, também causando diarréia crônica e dor abdominal.

Leia mais sobre a doença de Crohn no nosso Blog

Qual o impacto da alimentação no avanço das doenças inflamatórias intestinais?

O tipo de alimentação pode influenciar consideravelmente o desenvolvimento dessas doenças.

Pessoas que consomem alimentos ricos em açucares refinados, abusam de gordura animal e comem poucas fibras aumentam o risco de DII, assim como o consumo de fast food com uma frequência de 2 vezes na semana ou mais.

Já indivíduos que consomem vegetais, frutas, azeite, peixes e oleaginosas têm menos risco de desenvolver a DII. A ingestão de frutas e verduras aumentam a proteção e tem um efeito prebiótico, excelente para a saúde.

O que devemos consumir?

Alimentos ricos em ômega 3 têm propriedades anti-inflamatórias e são ótimos para o controle da doença. Peixes como salmão, anchova, sardinha e atum, sementes de chia, de linhaça e nozes devem fazer parte das refeições.

Alimentos que devem ser evitados

Já os alimentos com ômega 6 têm propriedades pró-inflamatórias e estão associados ao aumento do risco de colite ulcerativa. O ômega 6 está presente principalmente em óleos de cozinha. É importante dosar o seu consumo.

DICA EJR

Para garantir a longevidade com qualidade de vida é importante manter um estilo de vida saudável praticando exercícios físicos regulares, fazendo controle do estresse e mantendo um padrão alimentar anti-inflamatório, evitando assim as doenças inflamatórias intestinais.

Para fazer uma avalição geral, agende sua consulta com o Dr. Edivaldo Junior pelo WhatsApp (11) 97263-2233 ou clique aqui.

 

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br