Disfunção da tireoide

By Dr. Edivaldo Junior 4 dias agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Disfunção da tireoide

A tireoide é uma glândula pequena, localizada no pescoço e que tem formato similar a uma borboleta.

Funções da tireoide

Ela é responsável por produzir e regular hormônios que são fundamentais para controlar o metabolismo. Ajuda a regular o humor, o trânsito intestinal, o peso e até os batimentos cardíacos.

Os dois principais desequilíbrios desta glândula são:

  • Hipertireoidismo: é quando ocorre o excesso de produção de hormônios;
  • Hipotireoidismo: é a redução desta produção.

Como a tireoide regula muitas funções do organismo, os sintomas são bastante variados.

Principais sintomas do desequilíbrio

Fadiga

Cansaço extremo, falta de ânimo, falta de energia e sonolência são alguns dos indicadores de que houve uma queda no metabolismo e nas funções do organismo.

Concentração e memória

O distúrbio pode causar um dos extremos: esquecimento, dificuldade de concentração e de raciocínio ou hiperatividade mental, déficit de atenção e pensamentos acelerados.

Mudanças de humor

Também é possível observar extremos na mudança de humor em quem está com a tireoide em desequilíbrio. Os sintomas vão de depressão, falta de energia e desânimo a irritabilidade, nervosismo e agitação.

Sensação térmica

A tireoide controla a taxa metabólica e regula a produção de calor no corpo. Por isso, o paciente pode sentir muito calor e suor em caso de hipertireoidismo e frio em caso de hipotireoidismo.

Alteração de peso

O excesso de produção hormonal acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso. Já no caso do metabolismo mais lento, o gasto de energia fica menor, assim como a eliminação de líquidos. Este fator ajuda no ganho de peso.

Palpitações

O excesso de hormônios aumenta a sensibilidade do coração, causando aumento repentino da frequência cardíaca, mesmo em repouso. Arritmias também são sintomas comuns do hipertireoidismo.

Mudança no funcionamento do intestino

Mais um sintoma extremo no caso de produção hormonal abundante (aumento da frequência das evacuações, diarreia) ou na diminuição hormonal (prisão de ventre, poucas evacuações).

Alteração no ciclo menstrual

Como a tireoide produz hormônios, a regulação do ciclo menstrual funciona de acordo com o equilíbrio da glândula. Ciclos irregulares, fluxo aumentado ou reduzido e até mesmo a parada temporária do ciclo podem ser sintomas de disfunção.

Como tratar as alterações da tireoide?

O desequilíbrio da tireoide pode causar uma gama muito grande de sintomas e de sinais. Por isso, o endocrinologista é o médico mais adequado para avaliar se as queixas do paciente estão ligadas a este distúrbio.

Para saber se sua tireoide está funcionando de forma adequada, agende uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior.

Profissional com mais de 20 anos de formação, é membro da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Sociedade Brasileira de Diabetes, entre outras.

Marque seu atendimento pelo WhatsApp (11) 97263-2233 ou clique aqui!

 

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br