Diabetes, uma doença silenciosa!

By Monique Monique Teixeira 2 anos ago
Home  /  Blog  /  Diabetes, uma doença silenciosa!

Embora assintomático, o diabetes pode trazer grandes malefícios se não controlado. Entenda mais sobre a doença!

Diabetes é uma doença de causa múltipla e ocorre quando há falta de insulina ou quando ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose no sangue (hiperglicemia).

Tipos da doença:

TIPO 1: é também conhecido como  insulinodependente, infanto-juvenil e imunomediado.

Nesse tipo de diabetes, a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune.

Os portadores do tipo 1 necessitam de injeções diárias de insulina para manter a glicose no sangue em valores normais.

TIPO 2: é também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabete do adulto. Corresponde a 90% dos casos. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade.

No entanto, nos dias de hoje, observa-se um aumento em jovens, em virtude dos maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse da vida urbana.

No tipo 2, a insulina tem sua ação dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas de hiperglicemia.

Sintomas

Praticamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática.

O diagnóstico precoce do diabetes é importante, pois o tratamento evitará as complicações.

Preste atenção!

Se você tem excesso de peso (especialmente abdominal), não realiza atividade física, tem parentes com a doença, tem mais de 40 anos e ainda faz tratamento para pressão alta e nível de colesterol elevado, fique em alerta.

Esses são os principais fatores de risco que favorecem o surgimento do diabetes.

Para diagnosticar o diabetes procure um médico! Ele solicitará os exames de sangue corretos a serem feitos que indicarão se os níveis estão alterados ou não.

Manter uma alimentação equilibrada, peso adequado e praticar atividade física regularmente são hábitos saudáveis que podem ajudar a prevenir o surgimento do diabetes.

Visite seu médico regulamente e monitore a sua saúde para evitar surpresas desagradáveis.

Para agendar uma consulta com o Médico e Nutrólogo Dr. Edivaldo Junior pelo WhatsApp (11) 97263-2233.

Categories:
  Blog, Mídia
Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br