Como diminuir o açúcar para ter uma dieta saudável?

By Dr. Edivaldo Junior 4 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Como diminuir o açúcar para ter uma dieta saudável?

Alerta para o consumo de açúcar

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, mais de 60% da população brasileira adulta está com excesso de peso.

Já a Sociedade Brasileira de Diabetes diz que 16,5 milhões de pessoas são diabéticas e grande parte não tem ciência de que possui a doença.

A OMS orienta que o máximo de consumo diário de açúcar seja de até 25 grs, o que seria aproximadamente 2 colheres de sopa. Porém, o brasileiro consome todos os dias o correspondente a quase 4 colheres.

Isso acontece porque muitos produtos industrializados contêm altas doses de açúcar, muitas vezes com nomes como maltodextrina, maltose, dextrose, xaropes, glucoses, lactose, melados e néctares ou açúcar invertido.

Mas como reduzir a ingestão de açúcar no seu dia a dia?

1-Evite refrigerantes, sucos artificiais e outras bebidas industrializadas

Praticamente toda bebida industrializada como sucos, águas saborizadas, chás e refrigerantes contêm grande quantidade de açúcar na sua composição. Eles devem ser evitados ao máximo, principalmente pelos que devem controlar a obesidade e a diabetes.

 2- Exclua alimentos ultraprocessados da sua alimentação

Alimentos industrializados como biscoitos, farinha láctea, achocolatados, barras de cereal, pães, molhos de tomate, molhos para salada, temperos prontos em cubo, comidas congeladas e outra variedade de alimentos também recebem grandes quantidades de açúcar na composição. Por isso, reduza ou elimine estes alimentos da sua ingestão diária.

3- Diminua a quantidade de açúcar adicionado aos alimentos e preparações

Para ter uma alimentação mais saudável reduza a quantidade de açúcar no café, chá e sucos e nas receitas preparadas em casa.

Se possível, elimine este ingrediente do seu dia a dia. Frutas são fontes de açúcar mais saudável e podem ser utilizadas como alternativa em algumas receitas.

4- Troque o tipo de açúcar por uma versão mais saudável

Se não for possível eliminar o consumo de açúcar, opte pelo açúcar mascavo. Por não sofrer o processo de refinamento, esse produto conserva mais nutrientes.  Note que este tipo não é menos calórico que o açúcar refinado, porém contém mais nutrientes. Já quem é obeso ou diabético deve eliminar o consumo de qualquer tipo.

Para evitar o consumo, uma das regras básicas é não comprar e estocar qualquer tipo de alimento com este ingrediente.

Outra sugestão é começar a troca de doces por frutas secas como tâmaras, damascos, bananas ou uvas. Elas são mais saudáveis e ajudam a saciar a vontade do sabor doce.

O café é uma bebida com um sabor muito mais interessante puro do que adocicado. Comece a diminuir o açúcar na xícara e certamente você irá se habituar sem ele.

Mudanças graduais ajudam a trocar a maneira de se alimentar e garantem mais qualidade de vida.

Se você achar que precisa de uma ajuda profissional e suporte para esta mudança de hábito agende uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior.

Profissional com mais de 20 anos de formação, membro da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Entre em contato pelo WhatsApp (11) 97263-2233 ou clique aqui!

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br