Como a obesidade pode causar câncer

By Dr. Edivaldo Junior 1 mês agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Como a obesidade pode causar câncer

Pesquisas mostram que o excesso de gordura corporal aumenta o risco de vários tipos da doença, incluindo câncer colorretal, de esôfago, dos rins, pâncreas, das mamas e de útero.

Como a obesidade aumenta o risco de câncer?

Especialistas acreditam que, em grande parte, é devido à inflamação causada pela gordura visceral – a gordura que envolve os órgãos vitais.

O problema com a gordura visceral excessiva é que ela afeta certos processos no corpo. Por exemplo, a maneira como hormônios como a insulina e o estrogênio são gerenciados pelo organismo.

No paciente obeso, a gordura visceral aparece em grande volume. Com o excesso de gordura não há espaço para o oxigênio, causando processos inflamatórios, que são a resposta natural do corpo a lesões e doenças.

A inflamação a longo prazo causada pelo excesso de gordura visceral pode danificar o corpo e aumentar o risco de câncer.

Por que o câncer pode surgir?

O câncer acontece quando as células se reproduzem sem padrão ou controle, danificando as células ao seu redor e causando doenças. Quanto mais células se dividem e se reproduzem, maior o risco de que um tumor se forme.

A inflamação causada pela obesidade pode impedir o corpo de responder adequadamente à insulina, produzindo ainda mais insulina para compensar esta falha. Este processo desencadeia um aumento no número de células produzidas, o que pode levar à doença.

Além disso, o aumento da insulina também afeta o controle de hormônios como o estrogênio, contribuindo para o aumento do risco de tumores. O excesso de estrogênio está associado a um risco aumentado de câncer de mama, do endométrio e de ovário na pós-menopausa.

Como podemos nos prevenir?

Uma das coisas mais importantes para diminuir o risco de câncer é manter um peso saudável. Em casos de obesidade, é importante adotar medidas para a redução do peso.

Aposte em uma dieta saudável composta por vegetais, frutas, grãos integrais, leguminosas e proteína animal na quantidade certa.

Reduza e controle a ingestão de bebidas alcóolicas.

Fique atento aos períodos de descanso e de lazer. O cansaço pode induzir à alimentação em excesso e com escolhas pouco saudáveis.

Invista em atividades físicas com frequência.

Ser obeso ou com sobrepeso prejudica a capacidade do seu corpo de funcionar de maneira adequada. Manter um peso saudável é essencial para reduzir o risco de câncer.

Emagreça com uma dieta personalizada e com foco na saúde agendando sua consulta com o Dr. Edivaldo Junior. Profissional com mais de 20 anos de formação, é membro da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Sociedade Brasileira de Diabetes, entre outras.

Agende seu atendimento pelo WhatsApp (11) 97263-2233 ou clicando neste link.

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br