Colesterol: 8 formas de controle

By Dr. Edivaldo Junior 1 ano agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Colesterol: 8 formas de controle

Colesterol alto: saiba como prevenir

Colesterol alto é um problema muito comum, sendo que um quinto da população brasileira apresenta o problema. Sabe-se que a incidência é mais alta em pessoas com mais de 45 anos.

O colesterol é uma gordura comum no corpo humano que participa da produção de hormônios, além de compor a membrana das células. No entanto, existe uma parcela que é ruim. O colesterol de baixa densidade (LDL), quando oxidado se deposita nas paredes vasculares levando à aterosclerose.

Quando esse depósito acontece, a pessoa corre o risco de ter um entupimento das artérias que pode causar infarto, AVC ou outros problemas cardiovasculares.

Normalmente, o colesterol alto não é tratado só com remédios, a mudança de hábitos é fundamental.

Confira as recomendações:

  1. Maneire ao comer carne

É sabido que as gorduras saturadas, encontradas nos alimentos de origem animal como carnes vermelhas, frango, ovos e leite, podem aumentar o colesterol LDL, considerado nocivo à saúde quando em excesso. Mas não é preciso cortá-las de vez. É só equilibrar o consumo.

  1. Evite batata frita, sorvetes e biscoitos

A gordura trans não aumenta o HDL (colesterol bom), ou seja, só aumenta o LDL. Isso ocorre por ela não ser natural. Essas gorduras são encontradas em pequenas quantidades nos itens de origem animal, mas principalmente em alimentos industrializados como biscoitos recheados, sorvetes, salgadinhos e batatas fritas.

  1. Troque a manteiga pelo azeite

Mas nem toda gordura é vilã quando o assunto é colesterol. As mono e poli-insaturadas ajudam a melhorar o perfil lipídico das pessoas. Há evidências de que dietas ricas em gorduras monoinsaturadas têm um controle melhor do colesterol HDL, reduzindo o colesterol total. Já os poli-insaturados também podem reduzir os níveis do colesterol LDL. O ideal é trocar as gorduras saturadas pelas insaturadas, preferindo azeite no lugar de manteigas, peixes de águas profundas em vez de carnes com gordura aparente, etc.

  1. Coma fibras

Existem dois tipos de fibras e ambas são benéficas quando o assunto é colesterol. As fibras solúveis produzem um gel que altera a absorção do colesterol no organismo e sua fermentação no intestino grosso gera ácido graxos que podem reduzir a produção de colesterol no fígado. Já as insolúveis se ligam aos sais biliares, reduzindo absorção de algumas gorduras e colesterol na digestão. Ambas são encontradas em carboidratos integrais, como arroz integral e aveia e também nas frutas e vegetais.

  1. Varie nas cores da salada

Vegetais coloridos têm fitoquímicos diferentes, o que traz diversos nutrientes e propriedades novas ao prato. Eles contêm antioxidantes, vitaminas, minerais, água e fibras. As fibras ajudam a retardar a absorção do colesterol dos alimentos, o que ajuda no perfil geral. Já os antioxidantes regulam a oxidação do corpo, lembrando que o colesterol LDL pode prejudicar a saúde do coração.

  1. Experimente o poder das sementes

Os fitoesteróis são substâncias de origem vegetal com uma estrutura muito semelhante ao colesterol, que tem origem animal. No organismo, ela inibe a absorção do colesterol no intestino e também leva a menos produção dele pelo fígado, reduzindo o LDL entre 10 e 15%, quando se consome 2g de fitoesteróis ao dia.

  1. Foque na perda de peso

Pessoas com obesidade e sobrepeso podem encontrar uma redução grande do colesterol ao perder peso, já que a inflamação do organismo causada pelo excesso de gordura no corpo pode piorar a oxidação do LDL.

  1. Mexa-se mais

A atividade física é outro elemento importante na hora de reduzir o colesterol, mas deve ser feita com cuidado. A atividade física moderada mobiliza a gordura para a produção de energia celular, mas o exercício extenuante pode aumentar essa oxidação. Há também uma melhora da resistência à insulina, o que indiretamente pode afetar também o colesterol. Além disso, a atividade física regular pode ajudar no aumento do HDL, colesterol do bem que protege o coração.

Lembre-se, check-ups periódicos te ajudam a prevenir e tratar precocemente diversas doenças silenciosas, evitando complicações futuras.

Visite seu médico com regularidade para monitorar a sua saúde e garantir uma ótima qualidade de vida!

Para agendar uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior, entre em contato pelo WhatsApp (11) 97263-2233.

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br