Como o ciclo menstrual impacta na sua disposição para malhar?

By Dr. Edivaldo Junior 5 meses agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Como o ciclo menstrual impacta na sua disposição para malhar?

Treino e menstruação

Conhecemos a importância dos exercícios físicos diários, contudo os benefícios e os resultados podem depender de vários fatores: alimentação, genética e, no caso das mulheres, do ciclo menstrual.

Isso acontece porque em cada fase do ciclo menstrual o corpo da mulher sofre variações de motivação e de desempenho.

As fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual dura em média 28 dias e é separado em duas fases. A primeira é a fase folicular e a segunda, a fase lútea. O marco que divide as fases é a ovulação. Como isso pode afetar os exercícios físicos? Em cada fase, a produção dos hormônios é diferente e o corpo responde de forma distinta.

Durante a menstruação

Nesta fase, o ânimo para treinar costuma ser menor, pois além das cólicas, a produção de estrogênio e progesterona ainda é baixa.  Neste momento, é recomendável fazer exercícios leves, mas sem perder o ritmo.

Quando a menstruação termina

Aqui, há um aumento progressivo dos níveis de estrogênio e uma maior liberação de noradrenalina. As mulheres apresentam mais motivação e melhor desempenho nas atividades físicas. Este é o momento ideal para treinar com mais intensidade em atividades aeróbicas (corrida) ou de resistência (musculação).

Na fase ovulatória

Neste período, há uma leve queda na capacidade de força e na coordenação. Não é preciso diminuir os treinos, mas recomenda-se diminuir o ritmo, se comparado com a fase anterior.

Novamente os níveis de estrogênio voltam a subir depois da ovulação e é nesta fase que a mulher tem maior disposição e força. Aumentam também o número de neurotransmissores relacionados ao bem-estar.

Na última fase do ciclo menstrual

Acontece a queda da progesterona e do estrogênio, reduzindo gradativamente sua concentração. Neste momento, é comum acontecer retenção de líquidos, prisão de ventre, dores de cabeça e irritabilidade. Portanto, é o momento de investir em práticas mais leves como yoga e alongamento.

Não é necessário parar as atividades em nenhuma fase, apenas prestar atenção no corpo e respeitar seus ciclos. Desta forma, é possível aproveitar melhor cada momento hormonal e fazer dele um aliado no treino.

Que tal, gostou das dicas? Você costuma perceber essas oscilações durante o seu ciclo menstrual?

 

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br