Alimentos que pioram a depressão

By Dr. Edivaldo Junior 1 ano agoNo Comments
Home  /  Blog  /  Alimentos que pioram a depressão

Para ter equilíbrio e evitar os altos e baixos do humor, fique longe desses cinco vilões:

  1. Carboidratos

A depressão tem relação com a inflamação e o desequilíbrio entre glicose e insulina. Quando se ingere quantidade elevada de carboidratos, ocorre o aumento do índice glicêmico que, por sua vez, aumenta os níveis de triptofano, fortalecendo um bem estar passageiro. O consumo desse nutriente eleva a liberação de substâncias pró-inflamatórias, as citocinas. E esta condição tem ação direta com o problema.

  1. Açúcar

Todos sabem que açúcar tem dose certa. Um dos efeitos do consumo excessivo do alimento é o prejuízo no equilíbrio emocional, pois ele afeta a transmissão de informações neurológicas e ainda reduz os níveis de crescimento dos neurônios. O resultado desse mau funcionamento cerebral afeta receptores de membrana da serotonina, considerada o hormônio da felicidade, podendo causar estados depressivos.

  1. Álcool

Por gerar alterações fisiológicas no trato gastrointestinal, ele prejudica a absorção de nutrientes como as vitaminas do complexo B, vitamina D, além de interferir em seu metabolismo e aumentar a excreção de vitamina C, zinco, selênio, que leva a danos cerebrais. O álcool interfere no humor, no sono e na motivação e atua sobre fármacos que tratam a depressão.

  1. Carne vermelha

Quando expostas a altas temperaturas, esta proteína forma substâncias indesejadas (aminas heterocíclicas). Elas estão relacionadas a tumores e prejudicam uma série de funções do organismo, entre elas, o bom funcionamento dos neurônios. A carne é também fonte de aminoácidos que competem com o triptofano e reduzem a síntese de serotonina, o hormônio do prazer.

  1. Alimentos industrializados

Ricos em gordura trans, tóxica para os seus neurônios. Essa substância estimula a produção de citocinas que são produzidas em resposta a sinais inflamatórios, o que leva ao aumento de açúcar no sangue (resistência insulínica) e desequilíbrio de gorduras essenciais às membranas cerebrais.

Lembre-se, buscar uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para evitar doenças e garantir uma ótima qualidade de vida.

Para agendar uma consulta com o Dr. Edivaldo Junior entre em contato pelo WhatsApp (11) 97263-2233 ou clique aqui!

Category:
  Blog

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br