AS ESPECIALIDADES

Home  /  As Especialidades

Endocrinologia

A endocrinologia é a área que se dedica ao estudo do sistema endócrino do indivíduo. Este sistema envolve o conjunto de glândulas responsáveis pela produção e secreção de hormônios fundamentais para as atividades humanas.
As glândulas estão espalhadas pelo corpo, em locais como: hipófise, tireóide e paratireóides, timo, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais. O sistema endócrino coordena funções essenciais ao bom funcionamento do organismo.
O campo de atuação do endocrinologista é vasto e complementar a outras especialidades médicas que muitas vezes encaminham o paciente a um endocrinologista para assim realizarem um acompanhamento multidisciplinar. Entre as áreas de atuação deste profissional, destacam-se:

A área da endocrinologia e metabologia também é responsável por buscar maior qualidade de vida e longevidade ao paciente, cruzando-se com outras especialidades importantes, tais como: educação física, nutrologia, nutrição e em alguns casos a psicologia.

Nutrologia

A nutrologia é a especialidade médica que estuda o impacto dos nutrientes no organismo. Identifica as necessidades orgânicas, deficiências ou excessos. Seu objetivo é reduzir o risco de doenças e promover mais longevidade e qualidade de vida ao paciente.
A área da nutrologia se diferencia da nutrição, uma vez que o nutrólogo além de conhecer os benefícios e malefícios dos alimentos, é um médico capacitado a identificar as causas dos distúrbios alimentares e demais doenças metabólicas, atuando fortemente no diagnóstico clínico e laboratorial do paciente. O nutricionista será responsável pelo plano alimentar, após o nutrólogo ter diagnosticado o quadro do indivíduo.

Este médico também é capacitado para prescrever medicamentos e suplementos caso o paciente apresente esta necessidade. A abrangência de atuação dos nutrólogos envolve:

  • Diagnosticar e tratar as doenças nutricionais e metabólicas
  • Tratar transtornos alimentares e doenças carenciais
  • Identificar interrelações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e mecanismos regulatórios orgânicos;
  • Propor mudanças de hábitos de vida a fim de prevenir doenças.

De forma geral, o médico nutrólogo contribui continuamente com o estudo do papel dos nutrientes em todas as fases da vida em prol de uma longevidade saudável.

Agende sua consulta!





    Edivaldo Rodrigues dos Santos Junior - Doctoralia.com.br